Google Bard: Guia completo de como usar (2023)

Recentemente o Google liberou o Bard, seu chatbot de inteligência artificial, aqui no Brasil. A ideia é que ele venha para competir com o ChatGPT da OpenAI, tornando-se uma ferramenta criativa e útil para os usuários e utilizando uma linguagem natural parecida com o humano. Veja agora o guia completo que criamos para que o Google Bard possa ajudá-lo a aumentar sua produtividade, criatividade e muito mais.

O que é o Google Bard?

O Google Bard foi liberado ao público em 2023 e trata-se de um chatbot de inteligência artificial, que ao inserir um prompts de texto, devolve uma resposta bem semelhante a uma linguagem de um humano. Um dos diferenciais, é que ele pode acessar a internet para fazer pesquisas dentro do Google e utilizar em suas respostas. Isso faz com que ele se diferencie do seu maior concorrente, o ChatGPT.

Para que serve o Google Bard?

O Google Bard é uma inteligência artificial que promete ajudar os usuários a explorarem diversos tópicos, criarem textos e até códigos complexos. A promessa, é que qualquer coisa que você perguntasse para um colega ou profissional experiente, o Bard também responda com a mesma qualidade. Veja algumas opções do que você pode fazer ao utilizá-lo.

  • Descubra opções ou faça um brainstorm de ideias.
  • Explore um tópico ou identifique itens, livros ou conceitos relacionados.
  • Faça rascunho de um e-mail.
  • Crie um esboço para uma postagem de blog, projeto, proposta ou livro.
  • Simplifique, reformule ou resuma o texto.
  • Ajude a criar ou depurar código.

O Bard também pode agilizar uma pesquisa. Por exemplo, considere a tarefa de coletar especificações para escolher um notebook. Com uma pesquisa convencional do Google, você procuraria um produto, seguiria um link e copiaria os detalhes em um documento. Em seguida, você repetiria o processo para cada notebook adicional que desejasse comparar.

Com o Bard, você pode inserir um único prompt que pede ao sistema para comparar dois, três ou mais laptops e apresentar as informações em formato de tabela e, em seguida, exportar a resposta para um documento. O que costumava ser várias etapas pode ser reduzido a apenas duas.

Como usar o Google Bard?

O Bard pode ser acessado de qualquer navegador, tanto no celular, quanto no desktop. Basta ter uma conta Google para começar a usá-lo.

1- Acesse o site https://bard.google.com/;

2- Depois clique em login;

3 – Agora você terá acesso ao console da ferramenta. Nessa parte que você deve fazer as perguntas ou escrever os prompts para obter as respostas que deseja.

4 – Pronto, comece a explorar a ferramenta. Veja agora uma lista do que você pode fazer dentro do Bard:

  • Edite o texto do prompt para tentar um prompt variante.
  • Veja outros rascunhos para avaliar respostas estruturadas de forma diferente.
  • Regenerar rascunhos para buscar respostas alternativas.
  • “Google it” para mudar para uma consulta de pesquisa de palavra-chave padrão derivada de seu prompt.
  • Exporte a resposta para um novo Gmail ou um Documento Google.
  • Copie o conteúdo para colar em outro aplicativo.
  • Relate um problema legal para sinalizar uma preocupação significativa com o conteúdo.
  • Forneça feedback com um botão de polegar para cima (boa resposta) ou para baixo (má resposta).
  • Digite outro prompt para continuar o bate-papo.

Google Bard x ChatGPT

O Bard e o ChatGPT são bastante semelhantes quanto ao funcionamento. Os dois funcionam como um chatbot que interage respondendo o usuário o mais humanamente possível. A grande diferença entre eles está basicamente na fonte de dados, já que o Bard é alimentado em tempo real e o ChatGPT tem dados até 2021.

Em questão de modelo de linguagem, o Bard utiliza o PaLM 2 e o ChatGPT usa o GPT-3.5 em sua versão gratuita. Em nossos testes e nos comentários da comunidade, o ChatGPT responde com mas qualidade, já que o conteúdo vem em um único prompt. Já o Bard cria mais blocos de informações.

 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

IA Tech Brasil
Logo
Shopping cart