Llama 2 – Meta e Microsoft fazem parceria para enfrentar o ChatGPT

A Meta, dona do Facebook, decidiu dar uma reviravolta no jogo da inteligência artificial. Eles criaram um sistema de IA em parceria com a Microsoft chamado Llama 2 que pode competir com pesos pesados como o ChatGPT da OpenAI e o Bard do Google. Mas eles estão indo além e liberando esse software pra todo mundo, sem cobrar nada.

O chefão da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou na última terça-feira que sua empresa está fazendo uma parceria com a Microsoft para soltar o Llama 2 no mundo. E assim como seus rivais das BigTechs, a Meta tem um monte de gênios da computação trabalhando para fazer a IA avançar. Mas eles ficaram meio que à sombra quando o ChatGPT chegou causando e iniciando uma corrida para lucrar com essas ferramentas de IA que podem criar coisas novas, como textos, imagens e outras mídias.

A Meta também tem tentado ser mais transparente do que outras gigantes da tecnologia ao deixar todo mundo ver os dados e códigos que eles usam para construir seus sistemas de IA. Eles acreditam que isso ajuda a identificar e resolver problemas de viés e toxicidade que podem surgir nos sistemas de IA ao aprenderem como nós, humanos, nos comunicamos.

Zuckerberg ainda apontou que a Meta tem um histórico de compartilhar o código de seu trabalho de IA, como o desenvolvimento da famosa estrutura de aprendizado de máquina PyTorch.

A nova versão do modelo, Llama 2, foi treinada com uma mistura de dados de fontes públicas. Eles não especificaram quais dados foram usados, mas garantiram que removeram informações de sites que contêm muitos dados pessoais. A primeira versão do modelo, chamada LLaMA, foi anunciada em fevereiro. Para a segunda versão, eles decidiram simplificar e chamá-la de Llama 2.

Agora, as pessoas poderão baixar os novos modelos de IA diretamente ou através da plataforma de nuvem da Microsoft, Azure. Os detalhes financeiros dessa parceria, porém, não foram revelados. E mesmo que a Microsoft seja a parceira “preferida”, os modelos também estarão disponíveis na Amazon Web Services, a principal rival da Microsoft, e em outras plataformas.

A Microsoft e a Meta anunciaram essa nova parceria no evento anual da Microsoft. Eles expressaram seu compromisso com a democratização da IA. Além disso, a Microsoft anunciou que vai cobrar 30 dólares por mês por usuário de sua ferramenta de IA, o Microsoft 365 Copilot. Além do que as empresas já estão pagando pelos serviços da Microsoft.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

IA Tech Brasil
Logo
Shopping cart